Em agosto, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) cresceu em 28 dos 30 setores da indústria considerados na pesquisa. O ICEI da indústria de transformação atingiu 57,5 pontos, após salto de 8,4 pontos na comparação mensal. Trata-se do quarto aumento consecutivo do índice, que acumula alta de 23,2 pontos desde a forte queda de abril. Tendo ultrapassado a linha divisória dos 50 pontos, o índice agora aponta que o empresário do segmento retomou a confiança em agosto.
Em 24 dos 26 setores da indústria da transformação considerados a confiança apresentou aumento no mês. As exceções foram os setores Limpeza e perfumaria e Outros equipamentos de transporte. Deve-se ressaltar, contudo, que em todos os setores o ICEI se situa acima dos 50 pontos, indicando confiança por parte dos empresários. O ICEI da Indústria da Construção alcançou 54 pontos, após crescimento de 7,7 pontos em agosto. É a quarta alta consecutiva do índice, que acumula crescimento de 19,2 pontos entre maio e agosto. Todos os três setores da Construção considerados registraram aumento do indicador, e, com o resultado de agosto, passam a se situar acima da linha divisória, que separa a falta de confiança da confiança.
O ICEI da Indústria Extrativa cresceu 3,4 pontos no mês, atingindo 57,2 pontos. Os empresários desse segmento industrial já estavam confiantes em junho e, desde então, o ICEI da Indústria Extrativa vem se afastando da linha divisória, mostrando confiança crescente e mais disseminada desses empresários.
Fonte: CNI
Voltar para notícias